Fonte: https://www.casan.com.br/noticia/index/url/rio-do-sul-sistema-de-esgotamento-sanitario-reduzira-poluicao-dos-recursos-hidricos#0
A infraestrutura de esgotamento sanitário que em breve será entregue para Rio do Sul vai representar um ganho ambiental e social para o município.
Além de valorizar imóveis e promover mais condições de saúde, a coleta e tratamento de esgotos trará ganhos para a conservação dos recursos hídricos da região.
Em fase final de obras para atender o primeiro bairro beneficiado, o Canta Galo, a Estação de Tratamento terá nesta etapa capacidade de depurar aproximadamente 11 litros de esgoto por segundo, devolvendo ao Rio Itajaí-Açu um efluente tratado com qualidade superior à do próprio manancial.
“Esse impacto positivo ultrapassa os limites do município que recebe o sistema, e beneficia também outros que estão localizados rio abaixo, como é o caso de Lontras, Ibirama, Ascurra, Indaial, entre outros. Toda a bacia hidrográfica terá benefícios”, destaca a engenheira sanitarista da CASAN, Heloisa Alves Pereira dos Santos.
A poluição causada pelo despejo de esgoto e efluentes industriais no corpo hídrico, sem tratamento ou com tratamento deficitário, causa uma série de problemas, como o aumento da matéria orgânica e redução dos níveis de oxigênio dissolvidos na água, podendo causar a morte de diversas espécies aquáticas. Aumenta também as chances de disseminação de doenças de veiculação hídrica, como as infecções gastrointestinais, cólera e hepatite; entre outras.
“O uso da água é essencial e múltiplo, e com o crescimento populacional a demanda só aumenta. Preservar os mananciais e recuperar aqueles anteriormente degradados é uma necessidade, e a CASAN está trabalhando para contribuir com a melhora deste bem comum”, complementa.
No Canta Galo, aproximadamente 1.400 residências serão beneficiadas. Quando estiver totalmente implantada, a infraestrutura de esgotamento sanitário de Rio do Sul vai atender 35.240 habitantes, o que representa mais de 50% da população do município. Serão beneficiados os bairros Centro, Eugênio Schneider, Boa Vista, Santana, Jardim América, Laranjeiras, Canoas, Pamplona, Progresso, Canta Galo e Fundo Canoas.
Vista do Rio Itajaí-Açu na região central de Rio do Sul.
Foto: Gilmar de Souza.