O tema sustentabilidade tornou-se indicador de consumo
FONTE: https://bncamazonas.com.br/meio-ambiente-e-sustentabilidade-na-mira-do-consumidor/
A preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade, antes restrita a pequenos grupos, ganhou amplitude nos últimos anos, alcançando boa parte da população, e não somente como tema de discussão, mas como indicador de consumo.
Está ficando cada mais claro para as pessoas a importância de cuidar do meio ambiente hoje, para garantir qualidade de vida às próximas gerações. É cada vez mais forte, também, o sentimento de que é preciso adotar ações concretas, individualmente e na hora de adquirir um produto, para evitar o desmatamento, as mudanças climáticas e o aumento da poluição, por exemplo.
Várias pesquisas dão indicações nessa direção. Uma delas, realizada em 2019 pela agência norte-americana Union+Webster, mostra que 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis, ou seja, que demonstrem responsabilidade socioambiental. Além disso, 70% dos entrevistados disseram não se importar em pagar um pouco mais por isso. O alto custo dos produtos com essa pegada sempre foi considerado um gargalo a ser enfrentado pelas empresas.
Pesquisa realizada no mesmo ano pela Treta Pak também apontou no mesmo caminho. O estudo indica que 86% dos brasileiros entrevistados se preocupam com as questões ambientais. Estão entre os temas que mais se destacam o acesso à água, a poluição e o lixo plástico nos oceanos.
A pesquisa atesta que 48% dos consumidores separam os resíduos para a coleta seletiva e 73% procuram comprar produtos sustentáveis pensando na preservação do meio ambiente para as futuras gerações.
A preocupação com o meio ambiente na hora de comprar também aparece em pesquisa da PwC, realizada em 2021, sobre os hábitos de consumo no mundo.
No Brasil, 49% dos entrevistados declararam-se preocupados com a questão. A pandemia de Covid-19, conforme refletem sobre o tema, parece ter acelerado a consciência ambiental da população. Isso porque em 2019, em pesquisa também da PwC, apenas 35% disseram escolher produtos sustentáveis para ajudar a proteger o meio ambiente.
De qualquer forma, com variações para um lado ou para o outro, o importante a destacar é que as empresas já perceberam que não podem ignorar o aspecto ambiental e estão preocupadas em acenar para o seu público com medidas que façam sentido.
O apelo dos consumidores tem ressoado nas organizações. Não é por nada que passou a ser peça fundamental nas empresas a adoção de práticas de ESG, relacionadas ao meio ambiente, ao social e à governança. Essas ações começam a pesar na escolha dos produtos, pelo consumidor, e também na captação de investimentos no mercado, trazendo vantagens competitivas a quem as adotam.
Muitas empresas, é claro, no afã de se manterem competitivas, acabam optando por métodos sem a devida sustentabilidade. O caminho mais fácil, todos sabem, nem sempre é o melhor. É preciso entender o tema na sua essência, a sua relação com a atividade que a organização desempenha, para decidir como e de que forma se posicionar.
O conceito de sustentabilidade não é novo. Surgiu durante a Conferência de Estocolmo, em 1972. Trata-se do uso racional dos recursos naturais, sem comprometer o meio ambiente, preservando-o para as gerações futuras. E isso tem a ver com posturas individuais, coletivas, empresariais e governamentais.
Passa, por exemplo, por um processo de educação, formando cidadãos com consciência socioambiental, plantando essa semente nas próximas gerações. Passa, ainda, por ações cotidianas, como o consumo consciente, já citado aqui, a reciclagem e reutilização de embalagens, entre tantas outras iniciativas.
No mundo corporativo, os negócios sustentáveis envolvem o uso de fontes de energia limpas e renováveis, a racionalização de água, a opção por embalagens recicláveis, o descarte correto dos resíduos e a adoção de práticas de inclusão e diversidade.
Agir de forma sustentável é uma questão de atitude e um desafio a ser enfrentado todos os dias, mas a meta final, que é a preservação do planeta, vale todo o esforço. As gerações futuras hão de agradecer as escolhas corretas que fizermos hoje.
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